Tudo sobre o mundo da Tecnologia.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Google prepara lançamento de milhares de balões para levar internet ao céu




A Google anunciou nesta sexta-feira, por meio de um vídeo publicado pelo engenheiro Mike Cassid, que seu Project Loon está próximo de produzir e colocar no ar milhares de balões capazes de prover acesso à internet a partir do céu.

Cassid, que é responsável pelo projeto, explicou que o grande número de balões é necessário para garantir que haverá cobertura suficiente para áreas remotas receberem sinais de banda larga móvel (LTE) direto dos céus, em locais onde a cobertura terrestre não consegue chegar.

O projeto ambicioso está em produção há pelo menos dois anos e prevê o uso de balões que ficarão flutuando a uma altura bem superior à utilizada por aviões comerciais. Experiências piloto do Loon estão em andamento com as operadoras Telstra, na Austrália, Telefônica na América Latina e Vodafone, na Nova Zelândia. Em uma conferência na Europa, em março, um executivo da Google disse que os balões já estão no ar há pelo menos seis meses.



"No início, levávamos cerca de 3 a 4 dias para montar um balão", diz Cassid no vídeo. "Agora, usando nossa própria unidade de produção, temos sistemas automatizados que podem produzir um balão em apenas poucas horas. Estamos muito próximos do ponto em que seremos capazes de liberar milhares de balões."

Como tudo o que sobe um dia também desce, Cassid explica que a empresa desenvolveu um sistema para prever quando os balões começam a perder altitude e saber exatamente onde vão cair para poder recolhe-los. A empresa, segundo o engenheiro, também trabalhou em um sistema de lançamento confiável.

"No início, tudo o que conseguíamos fazer era lançar um balão por dia. Agora, com nosso sistema de elevação automático, podemos lançar dúzias de balões por dia para cada plataforma de lançamento que temos", diz Cassid. O engenheiro explicou que os balões hoje podem flutuar sobre regiões tropicais da mesma forma que sobre o ártico. "Estamos chegando ao ponto em que poderemos dar conexão para o globo todo".

projeto loon 3

No vídeo, um representante da Vodafone da Nova Zelândia afirma que o projeto Loon "permitirá que operadoras de telefonia móvel e empresas de internet possam fornecer conexão para lugares antes inacessíveis", indicando que o Loon deve transformar-se em algum momento num produto comercial que poderá ser oferecido por outros provedores além da Google.

Fonte: IDGNOW!

0 comentários:

Postar um comentário

Acesse nosso Fórum

Total de visualizações

Seguidores

Postagens populares