Tudo sobre o mundo da Tecnologia.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Nokia negocia a compra da Alcatel-Lucent




Empresas confirmaram a negociação para uma possível fusão, que traria um rival de peso para a Ericsson e a Huawei.

A Nokia e a Alcatel-Lucent estão em conversas avançadas sobre uma fusão, as companhias confirmaram nesta terça-feira, 14/4, após aparecerem muitos rumores na imprensa sobre o assunto.

A negociação ainda pode cair, mas há um negócio na mesa pelo qual a Nokia iria adquirir a Alcatel-Lucent em um acordo envolvendo ações, afirmam as empresas.

Uma fusão traria para a entidade combinada um portfólio mais amplo de produtos e uma escala maior, mas também os seus próprios desafios.

Faz sentido para a Nokia, que é especializada em banda larga móvel, se unir com a Alcatel-Lucent, que possui uma posição forte em redes fixas, segundo o diretor de pesquisas da consultoria Ovum, Mark Newman.

À medida que as redes móveis e fixas estão ficando cada vez mais integradas, não ter a última está se tornando uma desvantagem para a Nokia, afirma o especialista.

A popularidade crescente dos smartphones no mundo aumentou o foco nas redes móveis, mas as redes de banda larga fixas ainda são necessárias para entregar conteúdo de vídeo em alta-resolução e fornecer apoio para redes Wi-Fi em residências. A integração da oferta fixa da Alcatel com as melhores partes das respectivas ofertas móveis das companhias poderia resultar em uma bênção para os consumidores, afirma.

Os tamanhos das empresas também conta pontos para a fusão. As duas ocupam um terceiro e um quarto lugar distantes da Ericsson e da Huawei no mercado de redes de acesso, aponta Newman. Uma fusão poderia dar a elas escala e uma maior presença para competir com as rivais.

De qualquer forma, afirma o diretor de pesquisas da Gartner, Sylvain Fabre, o mercado para acesso em telecomunicações provavelmente não é grande o bastante para sustentar mais do que três grandes fornecedores a longo prazo.

Fundir uma empresa finlandesa-alemã como a Nokia com uma americana-francesa como a Alcatel apresenta grandes desafios culturais em um momento em que a inovação ágil é mais do que necessária. A chave para uma parceria bem-sucedida será fazer todo mundo trabalhar junto o mais rápido possível.

Fonte: IDGNOW!

0 comentários:

Postar um comentário

Acesse nosso Fórum

Total de visualizações

Seguidores

Postagens populares