Tudo sobre o mundo da Tecnologia.

domingo, 21 de junho de 2015

Google revela detalhes sobre a infraestrutura de seus datacenters




O Google tem uma das mais impressionantes redes de servidores do mundo é claro que isso se deve também ao fato do Google ser a maior empresa de buscas do mundo tendo indexado milhões de sites ao seu sistema e tendo milhões de acessos a cada minuto. Mas o que está por trás de um dos maiores data centers do mundo? É o que a Google nos explica.

Na quarta-feira, Amin Vahdat, publicou um post que ofereceu mais detalhes sobre o Google Cloud Platform. De acordo com Vahdat, o Google é um pioneiro no uso do Software Defined Networking (SDN), que faz a separação útil entre os planos de controle e de dados: essa separação torna possível haver switches e routers encaminhando dados de acordo com novas regras que se encontram num servidor. A empresa utiliza matrizes de interruptores pequenos e baratos para fornecer alguns dos mesmos recursos que o mais caro hardware, em seguida, gerencia a distribuição de carga de trabalho no software.

Neste momento, a rede planetária do Google se baseia em uma plataforma, codinome Júpiter, que pode fornecer mais de 1 PB / s de largura de banda bisection. Essa é uma distinção importante, como o termo refere-se à largura de banda entre duas partes iguais, não a capacidade de largura de banda de cada parte. Como o Google observa, isso é suficiente para 100 mil servidores trocar dados a 10Gb / s cada um, ou para ler o conteúdo digitalizado da biblioteca do Congresso em cerca de 1/10 de segundo.



Como parte de sua apresentação na Open Network Summit 2015, Vahdat observou que as necessidades do datacenter têm crescido exponencialmente, muitas vezes superando o desempenho da Lei de Moore. Nos últimos seis anos, as necessidades de largura de banda do Google cresceu em um fator de 50 - muito mais rápido do que o hardware subjacente. Segundo o Google, esta tendência o levou a projetar seu próprio hardware personalizado pois atualmente não existe no mercado equipamentos de rede capazes de suprir suas necessidades.

Fonte: ExtremeTech

0 comentários:

Postar um comentário

Acesse nosso Fórum

Total de visualizações

Seguidores

Postagens populares