Tudo sobre o mundo da Tecnologia.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

As melhores distribuições Linux para iniciantes




O Linux está crescendo cada dia mais, e com isso surgem novas distribuições para atender os usuários iniciantes e também aqueles que já estão a algum tempo utilizando o Linux.

No meio de tantas distribuições existem aquelas que se sobre saem, pensando nisso desenvolvemos este post para mostrar as distros Linux mais populares, afinal não existe uma que seja melhor só existe aquela que atende melhor cada usuário.

Ubuntu



O Ubuntu é uma das distros mais famosas atualmente. Utiliza a interface Unity que é um pouco complicada de ser usada se você está migrando do Windows, mas existem muitos tutoriais na internet que ensinam como utiliza-la, e com o passar do tempo você vai ver que é relativamente mais fácil usar a interface do Ubuntu do que a do Windows.

Além disso o Ubuntu possui uma loja de aplicativos que facilita em muito a vida de um iniciante no Linux, basta você procurar o programa através da barra de pesquisa ou das categorias e quando você achar é só clicar em instalar, esperar o processo de instalação automático finalizar e pronto seu programa já está instalado.

Linux Mint



Se você é um iniciante no Linux e está familiarizado com o Windows com certeza o Linux Mint é perfeito para você. Possui uma interface muito parecida com a do Windows e também é relativamente fácil de ser usado.

Por ser baseado no Ubuntu, o Linux Mint tem suporte a todos os programas e recursos do Ubuntu, isso inclui também uma loja de aplicativos parecida com a do Ubuntu e até com mais programas que a própria loja do Ubuntu.

O Linux Mint já vem com uma vasta gama de codecs e programas instalados, como o LibreOffice que nada mais é do que um substituto para o Microsoft Office só que gratuito, o que facilita em muito o uso do Linux Mint para quem está familiarizado com o Windows.

Lubuntu



O Linux é conhecido por ser um sistema leve e rápido, mas essa distro é muito mais leve e rápida do que a maioria das distros. Por utilizar a interface gráfica LXDE, que foi criada especialmente para PCs com um hardware antigo, é possível roda-lo com 256 MB de memória RAM sem travar.

Essa distro também é baseada no Ubuntu, mas não é tão pesada quanto a sua originária não só pelo fato de utilizar a interface LXDE, mas também por ser otimizada para utilizar pouca memória RAM.

A interface do Lubuntu é muito parecida com a do Windows, tornando fácil sua utilização por iniciantes familiarizados com o Windows. Além disso possui uma vasta gama de aplicativos, inclusive já vem com vários programas instalados para facilitar a vida de um iniciante no Linux.

Fedora



O Fedora em minha opinião é a distro mais complicada para iniciantes, pois o Fedora utiliza um gerenciador de pacotes diferente das distros citadas acima, não que isso torne a sua utilização mais difícil, mas pelo fato do Ubuntu ser mais famoso que o Fedora tende a ter um suporte maior e eventualmente uma gama maior de programas.

Quanto a interface, o Fedora vem por padrão com o GNOME. Esta interface possui funções bem organizadas e de fácil acesso, também é altamente customizável. Outro fator importante é que o Fedora é uma distro digamos assim "cru", pois diferente do Ubuntu e suas derivações o Fedora vem com poucos programas e recursos pré instalados o que torna mais difícil a vida de um iniciante.

Por outro lado se você quiser aprender um pouco sobre o sistema Linux o Fedora é uma boa pedida, pois você terá que utilizar o terminal  para realizar determinadas funções como instalar programas e atualizar o sistema.

Concluindo, caso você esteja entrando em contato pela primeira vez com o Linux, o Ubuntu e o Linux Mint com certeza parecem as melhores opções por serem mais completos e terem uma boa segurança e estabilidade. Também podem ser uma boa oportunidade para você aprender mais sobre Linux e talvez futuramente se aventurar em algo mais complexo.

0 comentários:

Postar um comentário

Acesse nosso Fórum

Total de visualizações

Seguidores

Postagens populares